X

6 Tarefas que Todo Empreendedor Precisa Fazer Antes de Abrir um Negócio

Quando pensamos em uma pessoa empreendedora, logo vem no pensamento pessoas bem criativas, que conseguem enxergar o mundo de uma maneira bem diferenciada, principalmente quando vão abrir um negócio.

Geralmente, o empreendedor tem uma capacidade incrível de trabalhar com vários projetos ao mesmo tempo, e um dos pontos importantes, é que ele tem hábitos bem particulares.

Por essas razões, é que muitas pessoas não conseguem empreender, pois sentem muita dificuldade para buscar algo novo, diferenciado.

Mas não se preocupe isso não quer dizer que você não possa se tornar um empreendedor de sucesso. Muito pelo contrário, com algumas tarefas bem simples, você vai se tornar um ótimo empreendedor para abrir um negócio.

Muitas pessoas buscam a oportunidade de ter o próprio negócio, só que para abrir um negócio, é necessário ter um pouco de conhecimento técnico para saber exatamente como proceder.

A única exceção é se você for uma pessoa diferenciada e cheia de idéias, mas, mesmo assim ainda será preciso saber como agir.

Ter a tão sonhada liberdade profissional faz com que as pessoas busquem por algo próprio. Saber e entender algumas tarefas é fundamental para pensar em algo realmente interessante e que dê certo.

Sendo assim, vejamos as 6 principais tarefas que são importantes para quem deseja ser um empreendedor de sucesso. São tarefas que vão mostrar o caminho a ser seguido e, principalmente, irão abrir um leque de possibilidades.

1 – Estudar o Mercado para Escolher a Área que Pretende Atuar

Você sabia que muitos dos empreendedores atuais cometem um grave erro, os mesmos não se preparam para entender como o mercado funciona.

Isso faz com que muitos erros sejam cometidos e consequentemente, acabe por fazer seus negócios não darem certo. Este é um erro que deve ser evitado sempre.

Para começar, é preciso que você saiba exatamente o que está fazendo e principalmente aonde está entrando. Antes de abrir um negócio, estude profundamente o mercado para saber como tudo funciona.

Por mais que você conheça o negócio que pretende abrir, é preciso saber como o mercado está para a área desejada. Sendo assim vejamos algumas dicas.

Viva a experiência do cliente, ou seja, procure saber como tudo funciona se tornando um cliente, experimente os próprios produtos ou serviços.

Trabalhe no ramo, antes de abrir um negócio o que você me diz de trabalhar no ramo desejado para saber como realmente funciona na prática, seja um colaborador por um dia. Grandes empresas hoje, costumam usar o chefe espião, onde o patrão se passa por empregado para conhecer as necessidades do negócio.

2 – Montar um Plano de Negócios

 

Uma tarefa bastante importante, já que ter um plano de negócios bem elaborado é um passo fundamental para o sucesso do seu trabalho.

Mas antes de qualquer coisa, você sabe o que é exatamente um plano de negócios? É preciso conhecer para desenvolver um.

Um plano de negócios nada mais é que um tipo de documento onde devem constar todos os dados do seu futuro negócio, que vai desde o planejamento até o resultado final que deseja alcançar.

E esta é a grande falha da grande maioria dos empreendedores, não sabem que para abrir um negócio é necessário:

1. Sumário Executivo que deve constar:

– Descrição da empresa;

– Diferenciais competitivos;

– Missão;

– Perfil do empreendedor;

– Produtos e serviços;

– Mercado de atuação;

– Localização;

– Investimento inicial;

– Forma jurídica;

– Enquadramento tributário.

2. Análise de mercado que deve constar:

– Quem está comprando?

– O que está comprando?

– Porque comprar?

– Os hábitos na hora de comprar;

– Qual sua renda?

– O nível cultural;

– Onde moram?

– E qual o estilo de vida dos clientes.

3. Plano de Marketing 

Este é o caminho de como uma empresa deverá oferecer seus produtos e serviços. Tudo feito de forma detalhada sobre cada produto e serviço.

Segundo os especialistas, para fazer um marketing poderoso hoje, é necessário pelo menos 10% do investimento inicial, e tentar manter esta margem a cada mês. Mas, vale lembrar, que esse valor pode variar dependendo do tipo de negócio e da estratégia adotada.

4. Plano Operacional

Neste plano você vai deixar bem estabelecido como os produtos e serviços vão ser comercializados, ou seja, equipamentos utilizados, quantidade de pessoal e o tempo por etapa.

5. Plano Financeiro 

É onde você acompanha através de números o plano de negócio. Ao chegar até aqui e você concluir que o negócio escolhido é realmente viável, então é hora de ver o investimento para implantá-lo.

– Investimentos fixos do negócio;

– Investimento pré operacional;

– O capital de giro que será preciso para manter o negócio;

– E por último os demonstrativos de resultados.

Este é um plano de negócios básicos mas já serve para auxiliar no planejamento do negócio.

3 – Procurar saber o que faz, o que quer e como ajudar seu futuro cliente

Hoje em dia este é um dos pontos mais importantes para se fazer ao abrir um negócio, já que saber exatamente o que seu cliente faz e principalmente o que ele quer, é o que está alavancando os negócios atuais.

Temos atualmente um mercado que vive em constante mudança, portanto, conhecer os seus clientes é muito importante, isso pode garantir de certa forma que eles sejam fiéis ao seu negócio.

Os clientes estão cada vez mais tomando as rédeas do comércio, é preciso que cada negócio se adapte exatamente da forma como os clientes desejam.

E para que você venha a ter sucesso e até mesmo saber como abrir um negócio, os clientes são seu primeiro alvo, ou seja, é preciso antes de tudo conquistá-los. Saber e oferecer o que eles desejam.

Dedicar um pouco do seu tempo aos seus clientes é fundamental, dessa forma os mesmos se sentirão bem atendidos e importantes.

Sinta seu cliente, saiba o que o mesmo precisa, o que ele está sentindo, qual sua necessidade. Isso faz de você especial para o seu cliente, e assim, o mesmo vai estar sempre com você.

4 – Pensar em como tornar seu Negócio melhor que a Concorrência

Essa tarefa que não pode ser deixada de lado. Já pensou se não houvesse concorrência, isso seria algo realmente muito chato e desastroso.

Se não houvesse um concorrente, o modo de como abrir um negócio seria muito diferente.

Não existiria motivação para desenvolver o crescimento do seu negócio. Sendo assim, a concorrência tem papel fundamental para que o seu negócio comece competitivo e melhore constantemente.

Quando temos um concorrente, quer dizer que precisamos melhorar e buscar sempre o que há de melhor para o cliente, caso contrário, a concorrência é quem vai levá-lo.

E é aí que surge mais uma pergunta, como tornar seu negócio melhor que a concorrência? Pois bem, vamos deixar aqui algumas estratégias bem interessantes que te ajudarão.

– Faça uma análise dos seus concorrentes, isso mesmo, pesquisar sobre quem está concorrendo com você vai te oferecer muitas oportunidades.

Oportunidades essas que farão você melhorar seu negócio e se diferenciar.

Faça seu produto se valorizar, as pessoas pensam que estamos falando de preço, mas é aí que a grande maioria dos empreendedores se engana.

É preciso oferecer qualidade no produto, ter um produto que realmente satisfaça o que o cliente necessita. Isso faz com que ela não se importe tanto com o preço, mas com a qualidade que o produto pode oferecer.

– Ter uma estratégia de marketing boa é fundamental. Você já pensou que pode ter o melhor produto de todos, mas se o consumidor não conseguir encontrar, não vai adiantar.

Um dos fatores que fazem algumas empresas saírem do mercado é exatamente isso, elas não conseguem chegar aos seus potenciais clientes.

É preciso que o empreendedor saiba vender seu produto ou serviço, ser insistente o suficiente para que o cliente entenda e perceba o valor do seu produto ou serviço.

Nesse ponto, o marketing tem um papel fundamental, já que é através dele que o nome da sua empresa, cresce de forma satisfatória e atinge o máximo de clientes possíveis.

A base para um bom marketing é que você agregue sempre, bons conteúdos, produtos de qualidade e mantenha um relacionamento com o cliente.

5 – Pedir ajuda quando for preciso

Abrir um negócio não é uma tarefa fácil, e você já deve ter percebido até agora que realmente não é mesmo. Portanto, pedir ajuda quando for preciso é muito importante para o crescimento do negócio.

Muitas empresas acabam por não se desenvolverem exatamente devido não saberem e não pedirem ajuda quando realmente é necessário.

E ao abrir um negócio a ajuda se torna ainda mais necessária.

Mais como fazer isso? Como posso começar a buscar ajuda?

São perguntas que muitas pessoas se fazem e muitas dessas pessoas são empreendedores que não sabem começar seu negócio ou até mesmo fazer com que ele se desenvolva.

O que se sabe realmente é que nenhum tipo de negócio começa a passos largos, pelo contrário, tudo começa a passos lentos. E por isso mesmo é que se precisa pedir ajuda.

Principalmente quando se está começando é que as pessoas se dão conta de precisam de ajuda, aliás, de muita ajuda. Existem muitas coisas a se fazer no início, como já podemos ver até agora.

Você já pensou que através de ajuda externa o seu negócio pode alavancar de uma forma muito satisfatória? Isso mesmo, algumas pessoas se sobrecarregam começando seu negócio sozinho.

Isso faz com que elas tenham que desempenhar várias tarefas quase que ao mesmo tempo.

Quando percebem que necessitam de ajuda, e essa ajuda vem de fora, notam que é acrescentado novas idéias, visões diferenciadas, e principalmente novas perspectivas sobre o negócio.

Não tenha medo de pedir ajuda, é preciso quebrar esse medo. Quando se busca ajuda de pessoas entendidas sobre seu negócio, você consegue algo diferenciado que no caso pode ser abrir a cabeça para novas experiências.

6 – Colocar na Cabeça que os resultados virão a longo prazo

Hoje estamos vivendo uma verdadeira correria, principalmente quando falamos em comércio, negócio entre outros. E planejar resultados que só virão a longo prazo é algo que pode ser muito distante.

E isso é realmente verdade, já que estamos diante de uma vida cada vez mais corrida, as coisas vão se modernizando com uma rapidez tremenda.

Só que se você parar para pensar que planejar as operações de uma forma que seja mais distante pode trazer uma série de benefícios muito importantes para um negócio.

Aí você pode perguntar, mas quais seriam esses benefícios a longo prazo?

Pois bem, quando conseguimos pensar em resultados a longo prazo, podemos ter mais tempo para fazer análises e principalmente melhorar a visão do nosso negócio.

Saber exatamente onde pode implantar melhorias, identificar pontos falhos, e principalmente podemos enxergar futuras tendências de mercado.

O que o empreendedor precisa entender, é que independente do tipo de negócio, o que realmente importa é que fique bem estabelecido os objetivos e fazer o desenvolvimento de uma visão do futuro.

É importante não esquecer que toda e qualquer empresa que tem comprometimento com os seus resultados, vai precisar sempre pensar e planejar a longo prazo.

Quando se pensa nos resultados a longo prazo, é importante lembrar que a visão do futuro, ajuda a prevenir e controlar imprevistos. Assim, consegue planejar custos e investimentos.

Pensar nos resultados a longo prazo ajuda bastante a você que pretende abrir um negócio, já que o mesmo pode prevenir gastos que podem vir no futuro entre outras coisas.

Sabe-se que não é fácil colocar na cabeça que os resultados virão a longo prazo, mas para quem deseja abrir um negócio esta tarefa é uma das mais importantes.

É preciso exercitar sempre a paciência e ter foco para que os resultados possam realmente valer a pena.

Sendo assim, essas são tarefas que todo empreendedor precisa fazer antes de abrir um negócio. Dessa forma, independente do tipo de negócio tudo vai correr da melhor maneira possível.

Todas essas tarefas fazem parte de um planejamento estratégico que o empreendedor precisa seguir para alcançar os resultados esperados e de forma completa.

admin:

Ver comentários (3)