A matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico para identificar e entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que afetam um negócio.
Ao analisar o ambiente externo (ameaças e oportunidades) e interno (pontos fracos e fortes), você pode usar essa técnica para pensar sobre a estratégia de toda a sua organização, departamento ou equipe.
Você também pode usá-la para pensar em um processo, uma campanha de marketing ou até mesmo em suas próprias habilidades e experiências.
Neste artigo, mostramos como fazer uso dela corretamente com uma explicação e um exemplo simples. Na verdade, essa ferramenta é extremamente flexível – quando usada corretamente – e pode ajudar na tomada de decisões em todos os tipos de circunstâncias.
Mas primeiro, vamos começar com uma definição antes de passar para o exemplo.
O que é Matriz SWOT?
Você provavelmente está familiarizado com a matriz ou grade de análise SWOT. Vamos esclarecer, ela não é a análise! É simplesmente um meio de capturar informações para que você possa fazer a análise mais tarde.
A matriz SWOT começa por coletar informações sobre a organização ou projeto e termina com decisões baseadas em uma interpretação das informações.
Além disso, a é uma forma útil de reunir avaliações dos diferentes ambientes de uma organização. Esta ferramenta ajuda você a entender melhor as escolhas estratégicas que enfrenta. Lembre-se de que “estratégia” é a arte de determinar como você “ganhará” nos negócios e na vida.
Isso ajuda a fazer e a responder as seguintes perguntas:
Como você:
1. Aproveita ao máximo seus pontos fortes?
2. Contorna suas fraquezas?
3. Capitaliza suas oportunidades?
4. Gerencia suas ameaças?
Um próximo passo da análise, geralmente associado a essa matriz, ajuda a pensar nas opções que você poderia seguir.
Para fazer isso, você combina oportunidades externas e ameaças com seus pontos fortes e fracos internos. Isso ajuda você a identificar alternativas estratégicas que abordam as seguintes perguntas adicionais:
● Pontos fortes e oportunidades – Como você pode usar seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades?
● Pontos fortes e ameaças – Como você pode tirar proveito de seus pontos fortes para evitar ameaças reais e potenciais?
● Fraquezas e oportunidades – Como você pode usar suas oportunidades para superar as fraquezas que está enfrentando?
● Pontos fracos e ameaças – Como você pode minimizar suas fraquezas e evitar ameaças?
Como usar a Matriz SWOT para fazer análises estratégicas?
Uma vez que a matriz SWOT é única para cada negócio, só podemos dar alguns indicadores gerais. No entanto, há uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar a qualidade dela.
Embora à primeira vista pareça um modelo simples e fácil de aplicar, posso dizer por experiência que fazer uma análise que seja eficaz e significativa requer tempo e um recurso significativo.
Isso não pode ser feito efetivamente por apenas uma pessoa, porque requer um esforço de equipe. Aqui estão as nossas dicas para uma análise perfeita:
● Use uma matriz SWOT para distinguir entre onde você está agora e onde você deseja estar,
● Seja realista sobre seus pontos fortes e fracos,
● Ser específico – inclua apenas pontos-chave e questões na análise,
● Relacione forças e fraquezas a fatores críticos de sucesso,
● Sempre vise os pontos fortes e fracos em termos competitivos,
● Classifique pontos em ordem de importância, e mantenha-a breve – nunca mais do que uma página.
Seguir essas dicas é essencial para que você obtenha análises estratégicas fiéis e úteis para a melhoria da sua empresa. Muitas vezes achamos que essa parte do exercício é errada. Então para ser claro, entenda que:
1. Pontos fortes – são atributos positivos internos à organização ou situação que estão sob seu controle.
2. Pontos fracos – também são fatores internos sob seu controle que podem impedir sua capacidade de atingir seus objetivos.
3. Oportunidades – são fatores externos que a organização ou projeto deve (ou poderia) desenvolver.
4. Ameaças – são fatores externos, além do seu controle, que podem colocar o projeto ou organização em risco.
Idealmente, em um workshop, o aconselhável é fazer um brainstorm de cada categoria e capturar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pertinentes à situação, contexto, estratégia ou projeto.
Tenha como objetivo apenas incluir pontos-chave e garantir que eles sejam armazenados em evidência, mas que não sejam rígidos demais.
Além disso, não gaste muito tempo capturando essas informações e não analise demais. Como em todos os exercícios de brainstorming, o objetivo é capturar idéias pertinentes à atual situação do negócio.
Por fim, destaque os problemas mais importantes e classifique-os em ordem de importância antes de aplicar a matriz SWOT.
Conclusão
O termo “matriz SWOT” é em si interessante. No meu entender, o SWOT não é uma análise. Ele é um resumo de um conjunto de análises anteriores – mesmo que não tenha mais de 15 minutos de mini-brainstorming consigo mesmo em frente ao seu computador.
A análise, ou mais corretamente interpretação, vem depois que o sumário do SWOT foi produzido. Essa ferramenta é sobre capitalizar seus pontos fortes, superando fraquezas, explorando oportunidades e combatendo ameaças.
Além disso, trata-se de identificar as questões mais importantes, definir prioridades, avaliar as opções e agir. Isso tudo deve ser feito no contexto da organização, projeto ou situação.
Então você compreende que a SWOT não é simplesmente uma matriz ou grade, mas sim um relatório conciso contendo metas e atividades claras que devem ser comunicadas às partes interessadas.
Sem contar que é um apoio de grande significância para o desenvolvimento organizacional e crescimento de uma companhia.
As ferramentas de gerenciamento podem ajudar a entender melhor os aspectos específicos de uma organização ou seu ambiente.
Você deve ter notado pelas definições que o exercício do SWOT não tem grandes complexidades. Ele acaba por ser uma ferramenta simples e rápida para reduzir o risco antes de movimentos estratégicos.
Por outro lado, é bastante interessante mapear seu ambiente interno e externo antes de tomar grandes decisões. Sempre indicamos o uso da análise antes do planejamento estratégico, por exemplo.
Ao mapear as oportunidades e as ameaças do mercado, você já está automaticamente colocando na mesa possíveis caminhos de expansão e retração para a empresa.
Então, apenas eleve os pontos fortes e fracos que corroborem ou atrapalham esses caminhos. Estratégias para potencializar ou anular os fatores acabam sendo planos de ação que dão muito certo.