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Aprenda Fazer Excelentes Análises Estratégicas Usando a Matriz SWOT

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A matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico para identificar e entender os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que afetam um negócio.

Ao analisar o ambiente externo (ameaças e oportunidades) e interno (pontos fracos e fortes), você pode usar essa técnica para pensar sobre a estratégia de toda a sua organização, departamento ou equipe.

Você também pode usá-la para pensar em um processo, uma campanha de marketing ou até mesmo em suas próprias habilidades e experiências.

Neste artigo, mostramos como fazer uso dela corretamente com uma explicação e um exemplo simples. Na verdade, essa ferramenta é extremamente flexível – quando usada corretamente – e pode ajudar na tomada de decisões em todos os tipos de circunstâncias.

Mas primeiro, vamos começar com uma definição antes de passar para o exemplo.

O que é Matriz SWOT?

Você provavelmente está familiarizado com a matriz ou grade de análise SWOT. Vamos esclarecer, ela não é a análise! É simplesmente um meio de capturar informações para que você possa fazer a análise mais tarde.

A matriz SWOT começa por coletar informações sobre a organização ou projeto e termina com decisões baseadas em uma interpretação das informações.

Além disso, a é uma forma útil de reunir avaliações dos diferentes ambientes de uma organização. Esta ferramenta ajuda você a entender melhor as escolhas estratégicas que enfrenta. Lembre-se de que “estratégia” é a arte de determinar como você “ganhará” nos negócios e na vida.

Isso ajuda a fazer e a responder as seguintes perguntas:

Como você:

1.   Aproveita ao máximo seus pontos fortes?

2.   Contorna suas fraquezas?

3.   Capitaliza suas oportunidades?

4.   Gerencia suas ameaças?

Um próximo passo da análise, geralmente associado a essa matriz, ajuda a pensar nas opções que você poderia seguir.

Para fazer isso, você combina oportunidades externas e ameaças com seus pontos fortes e fracos internos. Isso ajuda você a identificar alternativas estratégicas que abordam as seguintes perguntas adicionais:

●    Pontos fortes e oportunidades – Como você pode usar seus pontos fortes para aproveitar as oportunidades?

●    Pontos fortes e ameaças – Como você pode tirar proveito de seus pontos fortes para evitar ameaças reais e potenciais?

●    Fraquezas e oportunidades – Como você pode usar suas oportunidades para superar as fraquezas que está enfrentando?

●    Pontos fracos e ameaças – Como você pode minimizar suas fraquezas e evitar ameaças?

Como usar a Matriz SWOT para fazer análises estratégicas?

Uma vez que a matriz SWOT é única para cada negócio, só podemos dar alguns indicadores gerais. No entanto, há uma série de coisas que podem ser feitas para melhorar a qualidade dela.

Embora à primeira vista pareça um modelo simples e fácil de aplicar, posso dizer por experiência que fazer uma análise que seja eficaz e significativa requer tempo e um recurso significativo.

Isso não pode ser feito efetivamente por apenas uma pessoa, porque requer um esforço de equipe. Aqui estão as nossas dicas para uma análise perfeita:

●    Use uma matriz  SWOT para distinguir entre onde você está agora e onde você deseja estar,

●    Seja realista sobre seus pontos fortes e fracos,

●    Ser específico – inclua apenas pontos-chave e questões na análise,

●    Relacione forças e fraquezas a fatores críticos de sucesso,

●    Sempre vise os pontos fortes e fracos em termos competitivos,

●    Classifique pontos em ordem de importância, e mantenha-a breve – nunca mais do que uma página.

Seguir essas dicas é essencial para que você obtenha análises estratégicas fiéis e úteis para a melhoria da sua empresa. Muitas vezes achamos que essa parte do exercício é errada. Então para ser claro, entenda que:

1.   Pontos fortes – são atributos positivos internos à organização ou situação que estão sob seu controle.

2.   Pontos fracos – também são fatores internos sob seu controle que podem impedir sua capacidade de atingir seus objetivos.

3.   Oportunidades – são fatores externos que a organização ou projeto deve (ou poderia) desenvolver.

4.   Ameaças – são fatores externos, além do seu controle, que podem colocar o projeto ou organização em risco.

Idealmente, em um workshop, o aconselhável é fazer um brainstorm de cada categoria e capturar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pertinentes à situação, contexto, estratégia ou projeto.

Tenha como objetivo apenas incluir pontos-chave e garantir que eles sejam armazenados em evidência, mas que não sejam rígidos demais.

Além disso, não gaste muito tempo capturando essas informações e não analise demais. Como em todos os exercícios de brainstorming, o objetivo é capturar idéias pertinentes à atual situação do negócio.

Por fim, destaque os problemas mais importantes e classifique-os em ordem de importância antes de aplicar a matriz SWOT.

Conclusão

O termo “matriz SWOT” é em si interessante. No meu entender, o SWOT não é uma análise. Ele é um resumo de um conjunto de análises anteriores – mesmo que não tenha mais de 15 minutos de mini-brainstorming consigo mesmo em frente ao seu computador.

A análise, ou mais corretamente interpretação, vem depois que o sumário do SWOT foi produzido. Essa ferramenta é sobre capitalizar seus pontos fortes, superando fraquezas, explorando oportunidades e combatendo ameaças.

Além disso, trata-se de identificar as questões mais importantes, definir prioridades, avaliar as opções e agir. Isso tudo deve ser feito no contexto da organização, projeto ou situação.

Então você compreende que a SWOT não é simplesmente uma matriz ou grade, mas sim um relatório conciso contendo metas e atividades claras que devem ser comunicadas às partes interessadas.

Sem contar que é um apoio de grande significância para o desenvolvimento organizacional e crescimento de uma companhia.

As ferramentas de gerenciamento podem ajudar a entender melhor os aspectos específicos de uma organização ou seu ambiente.

Você deve ter notado pelas definições que o exercício do SWOT não tem grandes complexidades. Ele acaba por ser uma ferramenta simples e rápida para reduzir o risco antes de movimentos estratégicos.

Por outro lado, é bastante interessante mapear seu ambiente interno e externo antes de tomar grandes decisões. Sempre indicamos o uso da análise antes do planejamento estratégico, por exemplo.

Ao mapear as oportunidades e as ameaças do mercado, você já está automaticamente colocando na mesa possíveis caminhos de expansão e retração para a empresa.

Então, apenas eleve os pontos fortes e fracos que corroborem ou atrapalham esses caminhos. Estratégias para potencializar ou anular os fatores acabam sendo planos de ação que dão muito certo.

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