X

Aprenda o que é Capital de Giro e Porque é Muito Importante Para o Seu Negócio

Hand with calculator. Finance and accounting business.

 

Podemos dizer que toda empresa tem pelo menos uma coisa em comum: o objetivo de ganhar dinheiro. O que eles não têm em comum, no entanto, é como eles decidem trazer esse dinheiro.

Muitas empresas não conseguem atingir seu objetivo mais importante. Por quê? Na maioria das vezes, não se deve à falta de clientes, mas à falta de fortes habilidades de gerenciamento de capital de giro.

 

Ele é uma medida importante da saúde financeira de uma empresa. Já que os credores podem mensurar a capacidade dela de saldar as dívidas no curto prazo ou em menos de um ano.

 

Esta ferramenta financeira representa a diferença entre o crédito circulante e o débito de uma empresa, ou seja, o quanto a companhia tem de bens, patrimônio, em comparação com o que tem de contas, deveres, etc.

 

O desafio pode determinar a categoria apropriada para a vasta gama de ativos e passivos no balanço de uma empresa e decifrar a saúde geral da companhia. 

O que é Capital de Giro? Como calcular?

Este termo nada mais é do que uma medida comum da liquidez, eficiência e saúde geral de uma empresa. Por incluir caixa, estoques, contas a receber, contas a pagar.

 

Ele reflete os resultados de uma série de atividades da empresa, incluindo gestão de estoques, gestão de dívida, coleta de receita e pagamentos a fornecedores.

 

Quando é positivo, geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo quase imediatamente. Quando é negativo geralmente indica que uma empresa não pode fazê-lo.

 

Por isso que os analistas são sensíveis a reduções. Eles determinam o perfil da empresa pelo modo que ela administra a parte financeira.

 

Existem várias maneiras de avaliar o capital de giro de uma empresa, incluindo o cálculo da taxa de giro de estoque, a relação de recebíveis, os dias a pagar, a relação atual e a taxa rápida.

 

Um negócio saudável terá ampla capacidade de saldar seu passivo circulante com ativos circulantes. Como resultado, é mais provável que uma empresa possa pagar suas obrigações e dívidas de curto prazo.

 

Um rácio (proporção entre dois valores) mais elevado significa também que a empresa pode facilmente financiar as operações do dia-a-dia.

 

Quanto mais capital uma empresa possui, mais não terá que assumir dívidas para financiar o crescimento de seus negócios.

 

Uma empresa com um rácio inferior a 1 é considerada arriscada pelos investidores e credores, uma vez que demonstra que pode não conseguir cobrir a dívida, se necessário.

 

Ele é um dos conceitos financeiros mais difíceis de entender para o proprietário de uma pequena empresa. Na verdade, o termo significa muitas coisas diferentes para muitas pessoas diferentes. Por definição, é o valor pelo qual os ativos circulantes excedem o passivo circulante.

 

Uma ferramenta mais útil para determinar suas necessidades de capital é o ciclo operacional, porque analisa os ciclos de contas a receber, estoques e contas a pagar em termos de dias.

 

Em outras palavras, contas a receber são analisadas pelo número médio de dias necessários para coletar os valores.

 

O inventário é analisado pelo número médio de dias necessários para entregar a venda de um produto (do ponto em que ele chega até o ponto em que é convertido em dinheiro ou em uma conta a receber).

 

As contas a pagar são analisadas pelo número médio de dias necessários para pagar uma fatura do fornecedor. A maioria das empresas não pode financiar o ciclo operacional (dias de contas a receber + dias de estoque) apenas com financiamento de contas a pagar.

 

Consequentemente, é necessário financiamento de capital de giro. Este déficit é normalmente coberto pelos lucros líquidos gerados internamente, por fundos externos emprestados ou pelos dois.

Porque o Capital de Giro é muito importante para o seu negócio?

O capital de giro é uma necessidade diária para as empresas, pois elas exigem uma quantia regular de dinheiro para fazer pagamentos rotineiros, cobrir custos inesperados e comprar materiais básicos.

 

O capital é um conceito compreensível, pois está ligado ao custo de vida de um indivíduo e, portanto, pode ser entendido de maneira mais pessoal.

 

As pessoas precisam coletar o dinheiro que lhes é devido e manter uma certa quantia diariamente para cobrir as despesas diárias, contas e outras despesas regulares.

 

Ele é uma métrica predominante para a eficiência, liquidez e saúde geral de uma empresa. Sem contar que é um reflexo dos resultados de várias atividades da companhia, incluindo coleta de receita, gerenciamento de dívidas, de estoques e pagamentos a fornecedores.

 

Isso porque inclui estoques, contas a pagar e receber, caixa, parcelas de dívidas vencidas no período de um ano e outras contas de curto prazo.

 

Portanto promove uma organização financeira dentro do empreendimento e o proprietário faz seus investimentos com base nesse termo.

 

Já que saberá o quanto pode gastar, o quanto tem para investir e a quantia que já está comprometida com outras contas.

Conclusão

As necessidades de capital de giro variam de setor para setor e podem até variar entre empresas semelhantes. Isso se deve a vários fatores, incluindo diferenças nas políticas de cobrança e pagamento.

 

Além do o momento da compra do ativo e a probabilidade de uma empresa cancelar algumas de suas contas a receber vencidas.

 

Também é importante entender as compras de ativos, políticas de pagamento e cobrança, probabilidade de que uma empresa cancele alguns recebíveis em atraso podem gerar necessidades diferentes.

 

Até mesmo os esforços de captação de recursos podem ter esse efeito. Igualmente importante é que as necessidades de variam de setor para setor.

 

Especialmente considerando como indústrias diferentes dependem de equipamentos caros, usam métodos diferentes de contabilidade de receitas e abordam outros assuntos específicos do setor.

 

Encontrar formas de suavizar os pagamentos em dinheiro para se manter estável o é particularmente difícil para os fabricantes e outras empresas que exigem muitos custos iniciais.

 

Por essas razões, a comparação do capital é geralmente mais significativa entre as empresas do mesmo setor, e a definição de uma relação “alta” ou “baixa” deve ser feita dentro desse contexto.

admin: