Muitas pessoas ou empresas deixam de calcular algumas despesas, e isso acaba por afetar de forma direta o resultado do seu lucro. Uma das principais despesas a ser calculada é o custo da mercadoria vendida, CMV.
O custo da mercadoria vendida muitas vezes até está sendo calculado, só que de forma errada, onde você acaba por perder lucro e pagando até mais do que realmente deveria pagar.
Muitas pessoas acabam trocando os pés pelas mãos como diz o ditado popular, já que em algumas ocasiões, elas podem se prejudicar quando não fazem o cálculo do custo da mercadoria vendida.
Tudo isso está relacionado de forma direta com o planejamento financeiro, ou seja, o modo como uma pessoa faz o planejamento financeiro está ligado diretamente com CMV.
É aí que o empreendedor encontra os seus maiores desafios, ou seja, fazer o planejamento financeiro nem sempre é o que muitas pessoas esperam. Pelo contrário, muitas até acabam por se enrolar bastante.
O que se sabe sobre um empreendedor é que o mesmo passa fácil por diversas barreiras de um comércio, como vender, motivar sua equipe, buscar parceiros e fornecedores. Mas, quando parte para o lado contábil, é aí que o problema começa.
A parte das finanças ainda é o grande problema para boa parte dos empreendedores do nosso país, a burocracia é muito grande e eles passam por grandes dificuldades.
As finanças exigem o máximo de cuidado e de observação, já que o negócio depende de forma direta que as finanças estejam sempre em bom estado e em dia.
É preciso saber exatamente quando se ganha e quando se perde dinheiro, nesse contexto é justamente onde se encaixa o custo das mercadorias vendidas. Para isso, é necessário saber o que é e como funciona o CMV.
O que é custo mercadoria vendida?
Para que você entenda como funciona o custo mercadoria vendida, é preciso saber exatamente o que é.
Se você não ouviu falar sobre custo mercadoria vendido, com certeza já deve ter ouvido falar em CMV, pois bem, é a mesma coisa. CMV é a sigla para custo mercadoria vendida.
O custo da mercadoria vendida é o imposto cobrado em cima de qualquer produto vendido. Se você é uma dessas pessoas que acha que algum produto, seja ele já vendido ou não sai de graça, engana-se.
Tudo que for vendido ou não, paga imposto, e o custo mercadoria vendida é apenas um tipo de soma de despesas que são cobradas para a produção e armazenamento do produto.
Caso você não faça esse tipo de soma do custo mercadoria vendida, você não vai conseguir calcular o seu lucro, o que vai afetar de forma direta suas finanças.
Funciona de forma mais simples assim, mesmo que você não venha a fabricar o produto, você vai adquiri-lo para vender. Ao fazer a venda do produto, o que você recebe não é lucro, primeiramente é preciso descontar o CMV.
O valor descontado é justamente referente à obtenção do produto que você fez para revendê-lo, isso é calcular o custo mercadoria vendida.
Qual a importância de se calcular o custo mercadoria vendida?
Pois bem, agora que você já sabe o que é o custo mercadoria vendida, que se trata do valor descontado na obtenção de mercadorias ou na sua fabricação. Agora você precisa saber qual a importância desse imposto.
Todo ano quando você encerra o exercício, é demonstrado através de um balanço, toda a movimentação que a empresa teve durante o ano, e o CMV precisa estar demonstrado no balanço da empresa.
O custo mercadoria vendida é ainda mais importante para que o empreendedor saiba exatamente o quanto está gastando com cada produto. Seja ele produzido ou comprado.
Dessa forma o empreendedor terá total controle sobre suas mercadorias, dessa forma, ele pode manter as finanças da empresa, equilibradas.
Vejamos algumas dicas de como melhorar e organizar as finanças da empresa:
Lucro Bruto, o que é e como funciona?
Não adianta de nada falar tudo que foi dito até agora, e você não saber o que é lucro bruto, já que estamos falando do custo mercadoria vendida, que é justamente o principal contribuinte para que se chegue ao lucro bruto.
O lucro bruto nada mais é que apenas o retorno de tudo que foi investido na mercadoria, ou seja, a parte positiva do investimento. Mais para que se tenha essa lucratividade é necessário saber calculá-lo.
Para se obter o lucro bruto você faz a soma de todos os custos, sem nenhum tipo de dedução, ou seja, quando a dedução for feita, quando os descontos forem feitos vai restar apenas o lucro líquido.
Não esqueça que no lucro bruto, somente vale a pena se o mesmo for positivo, ou seja, caso contrário, você está deixando de ganhar dinheiro e perdendo.
É fundamental ter o Controle do Estoque?
Sim. É muito importante ter o controle do seu estoque, já que você precisa ter todos os registros das mercadorias ou produtos que foram vendidos.
Isso vai influenciar diretamente no final do ano quando o balanço for feito. Fora que você vai precisar fazer o cálculo do custo mercadoria vendida.
É importante prestar atenção no estoque, já que mesmo os produtos estocados também são produtos que necessitam de dedução de CMV.
Para que isso não aconteça e você tenha sempre o controle do seu estoque é preciso que você tenha tudo registrado e atualizado. Existem hoje em dia vários tipos de sistema de controle de estoque muito bons, mas caso não possa ter nenhum, faça de forma manual.
Cheque sempre os registros, isso é importante, principalmente quando há uma modificação de preços e quando um cliente quer comprar uma quantidade de produtos e você não atualizou o sistema e não tem em estoque.
Resumindo…
O custo mercadoria vendida se mostrou muito importante para que o empreendedor saiba exatamente o quanto terá de lucro em cima do produto vendido, seja ele de fabricação própria ou não. Principalmente quando é necessário constar no balanço do final do ano o CMV.