X

Como montar uma academia lucrativa em 7 passos

A indústria fitness evoluiu muito ao longo dos anos. Mas como montar uma academia de sucesso?

Hoje existem milhares de maneiras diferentes de explorar o ramo e oferecer serviços diferenciados aos clientes.

Mas, para isso, é preciso questionar qual modelo de negócio é melhor para atingir metas mais rapidamente e com mais facilidade.

Como dono de uma academia, você impacta a vida de seus clientes e deve prezar pelo cumprimento das metas que eles querem atingir.

Só que a verdade é que, ganhar uma renda bem-sucedida e construir um negócio lucrativo exigirá uma abordagem mais estratégica.

Para isso, você deve se preparar para acumular lucro.

 

É lucrativo montar uma academia?

Se você trabalha no ramo fitness, deve estar se perguntando como montar uma academia e se é lucrativo.

Se você não está se fazendo essa pergunta, deveria fazer agora mesmo.

Já que é o primeiro passo para começar a planejar financeiramente seu futuro.

Claro que esse universo das atividades físicas oferece muitas opções, porém nenhuma é tão rentável quanto abrir uma academia.

Neste contexto, ter um financiamento suficiente é um fator-chave para administrar um negócio bem-sucedido.

Você também precisa de boas idéias para atrair o mercado certo. Várias marcas de ginástica estão crescendo e se saindo bem no setor fitness.

Começar qualquer negócio exige muito trabalho e aceita desafios. Abrir uma academia não é exceção.

Para se tornar uma das histórias de sucesso no setor de fitness, você precisará de uma receita para o sucesso. Os ingredientes incluem:

1.   Ter uma boa ideia

2.   Escolher um nicho grande e pouco explorado

3.   Contratar as pessoas certas

4.   Financiamento necessário para fazer funcionar

 

Principais vantagens em montar uma academia.

O benefício número um de possuir uma academia é que você começa a trabalhar na indústria de fitness.

Para aqueles que são apaixonados por esse setor, este é um benefício significativo. 

A paixão é o que você precisa para construir um negócio de sucesso e que seja todo seu.

Você normalmente não precisa de um grande número de funcionários em uma academia, o que economiza seu dinheiro.

Outra vantagem é com relação ao número de clientes.

Como as pessoas tendem a se inscrever em academias depois de 1º de janeiro, não há grandes períodos de instabilidade no negócio.

Isso significa que há menos probabilidade de a receita mensal da sua empresa cair de repente.

Ao analisar como montar uma academia, leve em conta os aspectos acima.

 

Principais desvantagens em montar uma academia.

Os custos e a concorrência que vem com a abertura de uma academia são dois dos maiores inconvenientes.

Além disso, os estabelecimentos desse ramo precisam de um pouco de capital para serem lançadas.

Isso é necessário, porque você tem que alugar ou comprar um espaço e depois adquirir equipamentos de alta qualidade.

Tudo para manter seus clientes satisfeitos.

Você precisa pagar pelo seguro todo mês, e você também pode esperar uma conta alta de energia.

Com tantas academias já abertas, é difícil se destacar. Por isso não é um empreendimento para preguiçosos ou aventureiros.

Embora sua academia não exija muitos funcionários, ela precisa estar aberta a maior parte do dia para atender aos horários de seus clientes.

Algumas pessoas malhar de manhã cedo antes do trabalho, outras em seus intervalos para almoço e tem gente que treina à noite.

Para conseguir responder à pergunta ‘como montar uma academia’ é preciso seguir alguns passos essenciais.

Passo 1: Faça um planejamento do negócio

Antes de partir para a fase de execução do negócio, faça uma planejamento que responda as seguintes questões:

1.   Quais são seus objetivos

2.   Qual é a sua missão

3.   O que vai fazer de você uma história de sucesso

 

A resposta de cada questão tem que ser interessante, direto ao ponto e esclarecedora. Por isso você precisa mantê-lo curto.

Mas isso não significa que você deva apressar essa parte do seu plano de negócios.

Se você está ansioso para dizer mais sobre seus objetivos e visão, não entre em pânico.

Você pode detalhar esses pontos quando tiver uma visão geral da sua empresa e quando souber como montar uma academia.

Passo 2: Defina qual será seu público alvo

Um dos maiores erros cometidos por iniciantes é tentar agradar a todos.

Você sabe que definir um público-alvo é uma prática recomendada para os negócios, principalmente quando envolve uma academia.

Não faz sentido tentar agradar a todos. Seu tempo, energia e dinheiro são melhor investidos em uma parte pré-definida de clientes.

Defina seu cliente, conhecendo tudo o que puder sobre ele ou ela. Pense cuidadosamente sobre seu serviço.

Exatamente quem iria querer comprá-lo?

Qual é o perfil demográfico do cliente-alvo?

A demografia é extremamente importante e deve ser considerada se você quer saber como montar uma academia.

Estabelecer o perfil demográfico do mercado alvo envolve as seguintes questões sobre os usuários:

1.   Quantos anos eles tem?

2.   Qual é o gênero?

3.   Qual é o estado civil?

4.   Onde é que eles vivem?

5.   Qual é o nível de renda?

 

Passo 3: Escolha a melhor localização para montar uma academia

Academias são um negócio por conveniência. A maioria dos membros vive em estreita proximidade com os estabelecimentos que frequentam.

Isso faz sentido, considerando que desta forma a pessoa obtém o máximo de benefícios, incluindo frequência na realização de exercícios.

Para a maioria dos consumidores, uma rota conveniente com o mínimo de tráfego e acesso mais fácil é preferível a uma academia menos cara.

Na verdade, os membros chegam a pagar até R$50 a mais por mês para ir a um espaço de ginástica mais convenientemente localizado.

Portanto, é preciso definir se você quer focar neste tipo de público, ou se pretende atingir pessoas de locais mais distantes.

Você também deve considerar o direcionamento do seu negócio, se quer trabalhar com um público mais elitizado ou mais popular. 

Tudo isso é necessário para descobrir como montar uma academia, o que envolve pensar na compra de materiais e estrutura física. 

Passo 4: Decida quais serviços serão oferecidos na sua academia

Certifique-se de que há uma grande variedade de máquinas, mas não se deixe intimidar por novas.

Observe se instruções e imagens estão nas máquinas ou se a equipe está disponível para ajudar os clientes.

Seja cauteloso com máquinas fora de ordem; isso pode ser indicativo de um estabelecimento mal organizado.

Observar o tipo e a qualidade do equipamento oferecido na academia é outra coisa que os clientes estão cientes de fazer.

Se você acha que os membros fazem muito treinamento cardiovascular, você vai querer ter certeza de que existem muitas máquinas.

Nada é mais frustrante para um cliente do que chegar ao ginásio depois do trabalho para descobrir que não há uma única máquina disponível.

Lembre-se de definir se colocará a disposição do usuário apenas musculação, ou se oferecerá serviços aeróbicos.

Quanto mais amplo o negócio, mas caro e trabalhoso será. Porém, mais lucro você terá.

Passo 5: Compre os equipamentos necessários para montar uma academia

Para saber como montar uma academia é preciso atentar-se para outro fator.

O elemento mais importante a considerar depois de escolher onde abrir uma academia é os equipamentos.

Alguns proprietários procuram cortar custos e comprar equipamentos de ginástica usados, mas isso pode dar uma má primeira impressão.

Além disso, depois que o equipamento começar a quebrar, será uma boa razão para eles deixarem a academia.

Certifique-se de abrir um negócio com equipamento novo e de alta qualidade.

Isso funcionará como uma declaração para seus membros de que você está falando sério sobre montar uma nova academia.

Dica Secreta: Em leilões os equipamentos são mais baratos.

Procurar equipamentos em leilões específicos do ramo de academias pode ser uma maneira de economizar nos equipamentos.

Você vai gastar uma grana bem menor do que se estivesse comprando em lojas autorizadas.

Por isso deve estar no seu planejamento de como montar uma academia.

Além disso, os equipamentos leiloados, mas maioria das vezes, se não são zerados, possuem pouquíssimo tempo de uso.

 

Passo 6: Contrate profissionais qualificados para a equipe

Os funcionários devem ser solidários e educados, prontos para responder a perguntas ou localizar o cliente que precisa de ajuda.

Eles estão lá para ajudar os membros a aproveitarem ao máximo seus treinos.

Antes de escolher um ginásio, muitas pessoas perguntam sobre as certificações dos membros da equipe.

Se eles estão qualificados para guiar os usuários através de uma rotina de exercícios.

Frequentemente, os estabelecimentos contratam treinadores mais por suas habilidades de vendas do que pelo conhecimento sobre saúde. 

Ter treinadores ocupados significa maior lucro para o seu ginásio e isso ajudará a manter os clientes entrando pelas suas portas.

Passo 7: Faça promoções para atrair clientes para sua academia

Há centenas de maneiras de atrair clientes para sua academia, especialmente no mundo digitalmente conectado em que vivemos.

Quando se trata de marketing, há muitas campanhas divertidas e envolventes que você pode realizar no universo fitness.

Pensar nisso, faz parte do processo de como montar uma academia.

Usando o marketing digital, você pode direcionar e promover sua academia para seu público ideal.

Você pode promover suas ofertas e promoções diretamente no Facebook, Twitter, Instagram, e-mail, etc.

As promoções inclusive são o que mais atraem os clientes.

Lançar preços exclusivos no início do ano, quando as academias são mais procuradas pode ser a estratégia certa.

Você precisa ter certeza de que sua “oferta” é algo que seu alvo acha interessante.

Bônus Extra: 2 dicas para bater a concorrência

Quer você goste ou não, a concorrência estará sempre presente.

Haverá muitas empresas como a sua, lutando pelo mesmo mercado e

para sobreviver.

No clima econômico de hoje, pequenos estúdios fitness vão lutar para se manter à tona.

Com tanta competição feroz, como você vai vencer?

Como você vai montar uma academia de sucesso?

Como você será notado e vai garantir que está conquistando os clientes?

Há muitas maneiras pelas quais você pode vencer a concorrência e aprender de vez como montar uma academia.

Veja nossas dicas abaixo.

Dica 1: Especialize-se em uma modalidade

Se houver muita concorrência para penetrar no mercado local, considere encontrar um foco.

A maneira como você vai encontrá-lo é observando sua concorrência para ver quais serviços eles oferecem ou não.

Além de como se eles segmentam nesse setor específico. Existe alguma coisa em que você é especializado e os outros não?

Existe uma demanda por isso?

Fique de olho no mercado e procure padrões ou tendências emergentes.

Por exemplo, em uma academia o seu forte pode ser o crossfit ou treino funcional, o que requer mais profissionais e menos aparelhos.

Mas você pode optar por focar apenas no ramo de musculação, oferecendo os melhores equipamentos da região. 

Tudo depende do que você vai escolher para priorizar daqui para frente e como o seu público vai reagir a isso.

Muitas vezes, afunilar suas intenções é melhor do que querer dar conta de muita coisa ao mesmo tempo e falhar miseravelmente.

 

Dica 2: Ofereça benefícios exclusivos para os clientes

Se você não sabe quais qualidades exclusivas deve oferecer aos seus clientes, sua empresa pode estar com problemas.

Como você descobre a resposta?

Alguns dirão que você só precisa abaixar preço e investir na propagando contra a concorrência.

Enquanto outros vão lhe guiar para ofertar uma proposta exclusiva aos seus clientes.

Outros ainda apontam para você que é necessário investir na diferenciação dos equipamentos e qualidade dos profissionais.

Mas tudo se resumirá a oferecer benefícios exclusivos aos membros da sua academia.

Portanto você precisa entender o valor que oferece, bem como a exclusividade em seus produtos.

Tudo isso é imprescindível para quem busca como montar uma academia.

Uma maneira óbvia de lidar com sua concorrência é pelo preço

Descubra quanto os outros estão cobrando e defina suas taxas de acordo com isso.

Não se torne muito acessível, você não é uma instituição de caridade e os preços baixos podem dar a impressão de que você é barato demais.

Ao mesmo tempo, você não deve ser mais caro do que ninguém, então encontre um meio-termo.

No entanto, se você está apenas começando, provavelmente é melhor escolher o caminho mais pelo seguro.

admin:

Ver comentários (1)