É muito importante ter o entendimento de que tudo começa pequeno e vai crescendo de forma gradativa, ou seja, dentro do mundo dos negócios é exatamente isso que acontece, todo negócio começa pequeno e vai crescendo se tornando um negócio escalável.
O que é um Negócio Escalável?
Um negócio escalável pode ser implantado em qualquer tipo de negócio, mas, o comum é que seja implantado este modelo em negócios a longo prazo, já que o mesmo precisa ser muito bem pensado e elaborado.
Funciona da seguinte forma, é como se a empresa conseguisse mais produtividade e lucro sem ter gastar mais do que foi planejado. É a forma mais simples de expandir os ganhos sem aumentar suas despesas.
Porque é Importante Criar um Negócio Escalável?
Para que o negócio cresça, não deve existir limite para o crescimento, dessa forma a expansão da empresa e o lucro vão crescer e forma satisfatória também.
Ter um negócio escalável é importante devido à grande velocidade em que o mercado exige atualmente, isso faz com que as empresas precisam viver em constante crescimento e desenvolvimento para sua sobrevivência.
Principais Passos para Criar um Negócio Escalável.
Todo negócio escalável, precisa seguir estes 4 passos para que tudo cresça de forma satisfatória e que os resultados sejam ainda melhor.
Passo 1 – Padronize os Processos de sua Empresa
Quando se fala em padronizar os processos de sua empresa, estamos falando de criar uma forma específica e gestão da mesma.
A padronização exige que a empresa seja bastante flexível em determinados aspectos, isso é fundamental para tudo saia exatamente da forma como desejado e flua melhor.
É importante lembrar que cada empresa tem um modo diferenciado de agir, portanto, vai depender bastante da realidade em que cada empresa vive.
Geralmente a padronização de uma empresa é feita justamente para que haja uma união e organização igual entre todos os setores da empresa.
Criar um padrão é necessário, isso faz com que todos passem a seguir um mesmo modelo. Com a padronização na sua empresa tudo fica bem mais organizado, já que é necessário que todos os setores e pessoas sigam no mesmo sentido.
Com a padronização da empresa é possível:
– Fazer uso de recursos disponíveis, isso permite essa utilização;
– Faz com que os processos sejam mais bem feitos, fazendo que as técnicas possam ser aperfeiçoadas;
– A produção sofre um aumento bastante considerável com a padronização;
– Acontece uma melhora bastante significativa na qualidade dos produtos;
– Acontece uma redução de custos muito importante para a empresa.
Passo 2 – Organize e Simplifique as Atividades.
A simplificação das atividades de uma empresa ajuda diretamente no processo de organização da mesma, já que quanto mais simples as atividades forem mais fácil é o entendimento de todos para organizar.
Este passo é muito importante principalmente para as pequenas empresas, já que é exatamente nelas que acontece o chamado acúmulo de função, isso faz com que essas empresas acabem sobrecarregando seus funcionários.
Os métodos mais modernos estão fugindo justamente de tudo isso, é preciso delegar funções específicas para cada setor, ou seja, as pessoas serão cobradas apenas com o que lhes cabe para seu setor.
A troca de informações entre os funcionários de setores diferentes pode ajudar nesse tipo de organização e simplificação de atividades que se faz tão necessário.
Um dos pontos principais para que tudo seja feito de forma correta e organizada é fazer a divisão correta da responsabilidade, ou seja, a cada setor cabe uma função específica dentro da empresa.
Cada setor precisa deixar bem claro as tarefas e a quem vai ser delegada a função. Isso faz com que fique organizado e bem mais simples, já que todos saberão o que lhes cabe.
O melhor caminho a seguir nesse passo é fazer com que todos os setores com suas atividades específicas fiquem bem separados e identificados.
Isso vai facilitar o entendimento de todos da empresa, assim como, aumentar a produtividade e lucratividade, principalmente pelo fato de cada pessoa saber exatamente o que deve ser feito.
Passo 3 – Corte de Custos.
Muitos empreendedores acabam por se enrolar bastante quando o assunto é cortar custos e acabam por fazer isso de forma errada, ou seja, cortando de onde não deveria.
Este é um dos passos mais importantes em uma empresa, principalmente se as pessoas desejam ter um negócio escalável.
Em momentos de crise financeira em que o país está enfrentando há um tempo, é muito importante saber exatamente onde podem ser cortados os custos de uma empresa.
Para cortar custos em uma empresa é preciso pensar nesses pontos:
– Fazer uma análise detalhada de todos os custos da empresa, isso é importante para não se cortar custos de forma errada;
– Ter um planejamento estratégico é importante para definir metas de redução de custos;
– Quando se fala em redução de custos, toda a equipe precisa estar envolvida;
– Ter atenção sempre com a qualidade do atendimento é fundamental, tenha sempre cuidado para não atingir com o atendimento o cliente.
Passo 4 – Foque em criar um negócio lucrativo que possa ser multiplicado várias vezes
Para se ter um tipo de negócio escalável, é preciso pensar em algo que se expanda facilmente, ou seja, é preciso fazer com que o negócio expanda em larga escala.
Mais para se ter um negócio sustentável, um negócio escalável, é preciso pensar em alguns pontos como:
– É preciso saber se já está operando em 100% de toda a capacidade de empresa. Saber se sua operação é realmente rentável faz diferença;
– Existem modelos de expansão variados, é preciso descobrir qual modelo se adéqua a sua realidade;
– Ter segurança na decisão de expandir o negócio;
– Qual é o meu papel no processo de expansão da empresa.
Resumindo…
Para que você consiga criar um negócio escalável de sucesso, é preciso muita dedicação e compreensão de todos que fazem parte da empresa.
Dessa forma, delegar funções específicas para cada pessoa é fundamental para a organização, simplificação e principalmente expansão de todos os setores e conseqüentemente os resultados serão satisfatórios.