X

Como Montar um Restaurante Self-Service Lucrativo

Muitas pessoas estão passando por uma série de dificuldades as quais acarretaram inclusive, na perda do seu próprio emprego. E saber como montar um restaurante self-service é hoje uma ótima opção.

Sendo assim, buscar algo a mais, diferenciado, é muito importante para abrir um negócio.

Entender como montar um restaurante self-service é de extrema importância, já que esta é uma opção que está no segmento de alimentação e é um dos que mais crescem no país.

Para isso, é preciso aprender como tudo funciona, buscar até os mínimos detalhes. Não adianta tentar fazer de acordo com o que achamos.

É necessário saber todos os pontos de como está o mercado, a localização ideal, como o negócio opera, e como fazer para que o restaurante prospere.

Afinal, quando pensamos em como montar um restaurante self-service o principal objetivo é que o negócio cresça e que nos faça ganhar dinheiro.

Para se ter o sucesso esperado, é vital que as pessoas busquem informações sobre cada detalhe. Entender como tudo funciona, se preparar da melhor forma possível para todas as situações.

Muitas pessoas podem pensar que para abrir um restaurante self-service é algo muito simples, é só fazer a comida e colocar para os clientes se servirem e pronto.

Conheça – Curso Online Como Iniciar seu próprio negócio

O problema é justamente esse, pensar dessa forma pode ser o começo do fim. Saber como montar um restaurante self-service é de extrema importância já que estamos oferecendo algo para as demais pessoas.

E quando ofertamos um serviço ou um produto, é preciso ter qualidade, eficiência e principalmente entendimento sobre o negócio a ser aberto.

Para se ter uma idéia, muitas pessoas por mais que já tenham ouvido falar em restaurante self-service, ainda não conseguem compreender como esse tipo de empresa funciona.

O que é um Restaurante Self-Service?

Para ter sucesso em qualquer tipo de negócio, é preciso saber exatamente tudo sobre ele. E para que seja bem claro o entendimento é necessário saber o que este termo tão ouvido mas algumas vezes não compreendido por algumas pessoas significa.

Que fique bem claro, que se trata de um restaurante self-service, um estabelecimento que vai oferecer a sua clientela uma variedade em comida onde os mesmos poderão se servir a vontade e de forma livre.

Cada pessoa vai escolher o que deseja comer. Independente da quantidade ou do tipo de comida, é uma forma livre que vem agradando as pessoas durante muito tempo.

Com este tipo de liberdade de escolha da comida, ao final da refeição, o cliente só pagará pelo que ele consumiu.

Quando pensamos em como montar um restaurante self-service, é preciso pensar na praticidade que se pode oferecer aos seus clientes.

Grande parcela da população mundial hoje em dia faz suas refeições fora de casa, e com isso precisam de um local que possa oferecer boa comida e principalmente praticidade, já que o tempo é bem limitado.

Quando o cliente fica a vontade para montar seu prato, ele já vai saber exatamente o que escolher. Isso faz com que não perca tempo com outros atendimentos.

Como é o Mercado de Alimentação Self-Service

Para se ter idéia, mais de 40% de toda a população brasileira faz suas refeições fora de casa. É uma porcentagem bastante considerável.

E a correria do a dia a dia é a grande causadora desse aumento, e isso vem crescendo ainda mais.

Além do trabalho, os estudos e outras obrigações estão limitando cada vez mais o tempo de muitas dessas pessoas e a alimentação é quem sofre o maior corte.

Estudos apontam que este tipo de negócio vem crescendo consideravelmente no Brasil. Se tornando cada vez mais comum o atendimento através de self-service.

Para entender e saber mais como montar um restaurante self-service é preciso saber como o mercado está no atual momento no país.

No total, 61% de todos os estabelecimentos oferecem em algum momento do dia a modalidade de self-service, e 47% tem esta modalidade como forma exclusiva do seu atendimento.

O que se pode entender com estes números é que a praticidade a qual os self-service oferecem é o ponto principal para a grande maioria das pessoas.

A praticidade, a facilidade de encontrar, a variedade de alimentos, e principalmente o preço pago por cada refeição que vai variar de acordo com o que for consumido são os grandes atrativos.

As lojas físicas são quem encabeçam o topo da lista com 64%, sendo que 72% do total de tudo são de operação própria e não usam terceirizadas para o negócio.

O negócio de alimentação no Brasil é algo muito proveitoso para quem já faz parte do ramo e oferece muitas oportunidades para quem procura entrar.

Você sabia que os números apontam na última década este mercado movimentou cerca de R$ 170 bilhões de reais.

Para entender ainda melhor, o mercado de alimentação fora de casa já representa uma das maiores fatias no país.

São números bastante consistentes e consideráveis que se justificam por algumas mudanças demográficas em regiões com maior população.

A estrutura familiar que vem se modificando e muitos casais não estão buscando ter filhos. Reduzindo o orçamento familiar.

Esses são apenas alguns dos motivos do aumento do mercado de alimentação fora de casa.

E é dessa forma como o mercado atual de self-service está se mostrando para o cenário atual. Com boas perspectivas de melhorar e aumentar cada vez mais.

Qual a Melhor Localização para montar um Restaurante Self-Service

Abrir um negócio é o que muitas pessoa buscam, principalmente quando estamos passando por tempos difíceis como os atuais.

E a localização de um restaurante self-service é o ponto fundamental para que o negócio venha a crescer e se desenvolver cada vez mais.

Ter um restaurante self-service a disposição ou pelo menos por perto sempre é uma ótima opção para as pessoas. Principalmente, para aquelas que não têm muito tempo para a hora do almoço.

Para escolher a melhor opção é preciso saber e entender qual é o seu público. Se o local é perto e de preferência que tenha boa movimentação.

Ou seja, grandes centros são uma ótima escolha.

É nos grandes centros que estão a maioria dos escritórios, centros comerciais, e até mesmo residências podem ajudar e muito nas suas vendas.

Preste atenção em vias que dão acesso a locais movimentados. Pode ser uma boa escolha, já que por dia passam uma grande quantidade de pessoas.

Como Funciona um Restaurante Self-Service

Como já se sabe, a forma de como montar um restaurante self-service é muito importante. Seu funcionamento vai depender muito de como é planejado e pensado.

Lembre que o restaurante deve oferecer muita praticidade para todos os clientes. E quando pensamos em praticidade, é preciso que a estrutura seja muito prática para todos.

De preferência sempre a fácil locomoção das pessoas. O local onde vai funcionar o restaurante self-service precisa garantir uma circulação fácil e favorável para seus clientes.

Conheça – Curso Gestão de Bares e Restaurantes

Geralmente o funcionamento de um restaurante self-service deve ser feito de acordo com a necessidade dos seus clientes.

Onde essas necessidades podem ser feitas de duas formas:

– Na primeira você pode optar pela peso com opções de carnes, ou seja, ao se servir você vai pagar o quanto você colocou no prato e escolhe. Por exemplo, três quantidades de carne.

– Na segunda você poderá especificar um valor fixo, e as pessoas pagam e comem quantas vezes achar necessário ou desejarem. Um valor bastante utilizado é R$ 15,00.

São duas formas que são muito utilizadas nos mais variados tipos de restaurantes self-service em todo o país. Estes dois tipos de funcionamento poderão ser adaptados também dependendo da sua clientela.

Dicas de Negócio para fazer seu Restaurante Self-Service crescer

Independente do tipo de restaurante self-service que você escolher para montar seu próprio negócio. A qualidade deve estar sempre em primeiro lugar, não esqueça que estará lidando com comida.

E para que você entenda como montar um restaurante self-service de sucesso, separamos algumas dicas que vão fazer uma grande diferença na hora do planejamento.

– O Atendimento

Este é um ponto crítico para muitas pessoas que desejam aprender como montar um restaurante self-service. Já que as pessoas estão sempre atentas a todos os detalhes.

Antes mesmo de comer as pessoas já estão prestando atenção na forma como o atendimento é feito. Se é imediato, se demora, a desenvoltura do garçom entre outros.

As pessoas não querem apenas uma comida boa, gostosa, mas também deseja ser bem atendidas. O ambiente faz parte também do bom atendimento.

Portanto, ofereça sempre o que há de melhor em tudo, principalmente no atendimento.

– Preparar a equipe para vender

Quando pensamos em self-service, o intuito é fazer com que seus clientes se sintam a vontade para comer cada vez mais, isso vai te trazer o consumo e lucro desejado.

Mas para isso, a equipe precisa estar preparada, podem aparecer imprevistos. Como, por exemplo, faltar algum tipo de comida ou ingrediente fundamentais.

E a sua equipe precisa estar sempre pronta para resolver esse tipo de situação, oferecer algo diferente que possa pelo menos suprir a procura do cliente e satisfazê-lo.

Não esqueça que ninguém nasce sabendo de tudo. Para isso, um bom treinamento dentro das necessidades do seu cliente e nos imprevistos que possam vir a acontecer podem fazer muita diferença.

– Tenha sempre boas informações e principalmente sugestões

Mais uma ótima dica, já que isso faz parte do conhecimento do seu cliente. Com o tempo você precisa saber exatamente o que seu cliente quer e precisa.

Uma boa sugestão de prato pode valer muitos clientes novos. Conhecer as opções que o seu restaurante oferece é uma obrigação de todos os funcionários que fazem o atendimento.

A maioria dos clientes não conhecem todos os pratos, portanto, em algum momento podem desejar tirar uma dúvida ou até mesmo saber sobre determinado prato.

Por isso todos do atendimento precisam saber tudo sobre os pratos do seu restaurante self-service.

– Ofereça Promoções

Com as dificuldades financeiras que as pessoas estão passando atualmente, a grande maioria adora uma promoção.

Procure entender seu cliente que você vai descobrir quais as melhores promoções podem ser oferecidas.

Algo que está fazendo a diferença hoje em dia são os “Combos”, onde você oferece, por exemplo, o almoço com um suco, ou um refrigerante.

– Seja diferenciado

Ser diferente é uma grande oportunidade de ganhar destaque neste mercado tão complicado e acirrado.

Ganhar reconhecimento dentro do mercado pode alavancar tudo em um restaurante self-service. Ou seja, melhorar as vendas, atrair mais clientes, oferecer mais do que seu concorrente.

Quando falamos em oferecer mais do que seus concorrentes, estamos falando em todos os sentidos. Ofereça o melhor ambiente, as melhores acomodações, entre outras.

E para tudo isso seja possível é preciso ter foco nas suas vendas. Somente com boas vendas é que o seu negócio poderá ter condições de se diferenciar dos demais.

– Tenha uma Identidade Própria

Seja autêntico, criar uma identidade própria para seu restaurante não é uma tarefa fácil. Pode demorar um bom tempo para que todos possam te reconhecer neste mercado tão concorrido.

Tenha foco em algo que você sabe que seus clientes vão aprovar e que eles mesmo sem saber, já estão procurando a um tempo.

Muitos self-service tem em seu diferencial um produto, um prato, o preço, o atendimento, a qualidade da comida oferecida, e o seu qual vai ser?

Conclusão

Dessa forma podemos concluir que a concorrência mesmo sendo tão acirrada ainda existe uma grande variedade de opções que podem fazer uma grande diferença para as pessoas que desejam começar seu próprio negócio.

Mas não esqueça que todos os pontos abordados acima, são fundamentais para abrir um negócio lucrativo e diferenciado.

É importante seguir todas as orientações, principalmente um planejamento bem feito.

Abrir um negócio é um passo fácil, mas fazer ele dar certo é mais difícil. Então, para montar um restaurante self-service é muito importante seguir todas as etapas.

Se você é uma pessoa que está a procura de um negócio próprio, esta é uma ótima opção para qualquer pessoa que queira fazer tudo de acordo com o esperado.

Trabalhar com comida é algo que está melhorando a vida de muitas pessoas. Inclusive pode melhorar a sua, não fique esperando.

admin:

Ver comentários (1)

  • Adorei as dicas já tenho lido muitos artigo sobre minha meu restourante. Esse artigo e verdadeiro. Obrigada