X

Aprenda como Criar Processos mais Simples e Eficientes para sua Empresa

Para se pensar em como criar processos simples e eficientes é preciso primeiramente lembrar que independentemente da empresa, ou seja, independente do tamanho ou tipo de empresa, ela sempre terá algum tipo de processo.

Mesmo que alguém não o exponha, ele sempre vai estar na mente de alguma das pessoas que fazem parte da empresa. É justamente aí que está à grande pergunta, como criar processos simples e eficientes.

 

É preciso pensar sempre em projetos mais organizados, e muitas dessas pessoas que pensam em um projeto não conseguem por em prática aquilo que estão pensando.Lembre-se, não confunda um processo com um projeto, ambos são diferentes um de outro.

 

O processo é algo que é feito de forma contínua, ou seja, para continuar e ser levado sempre à frente. No projeto, você sabe que ele vai começar, vai ser desenvolvido e vai terminar.

Como criar processos simples e eficientes.

Para pensar em criar processos simples e eficientes, primeiro é preciso que você saiba exatamente o que é um processo, você sabe?

Um processo é algo que precisa de continuidade, ou seja, uma sequência que precisa sempre ser desenvolvido até que o objetivo seja alcançado.

 

Para que seja mais bem entendido é preciso que você saiba que todo processo independente da sua complexidade ele precisa ser levado da forma mais simples possível.Para que isso seja possível, uma boa abordagem a ser feita é a SINPOC. No processo SINPOC você vai simplificar de forma bem simples e fácil.

 

Vejamos um exemplo bem prático da vida real, no caso, o nascimento do bebê, para que ele nasça, é preciso primeiramente que seus pais se relacionem, depois ele vai ser gerado e logo em seguida, nasce.

 

Nesse processo, a relação entre pai e mãe é considerada os insumos, o tempo de gestação ou o tempo que ele estará sendo gerado é o processo, e seu nascimento é o resultado.

 

Viu como pode ser bastante simples o processo baseado na abordagem SINPOC. Essa abordagem dá a você a oportunidade de independente do processo que você tenha em mente, o mesmo possa ser simplificado para que o entendimento seja melhor.

 

É preciso entender que quanto mais simples a representação de um processo, maior as chances de sua compreensão, ou seja, a eficiência na sua forma de execução vai ser maior.

 

Dessa forma, este tipo de exemplo pode sim, ser abordado nas suas formas de processo de negócios. É preciso entender que as formas que foram abordadas acima, insumos, processo e resultados, são a base para que o processo atinja os resultados esperados.

 

Ao descobrir como criar processos simples e eficientes, você vai dar a oportunidade de que o mesmo seja feito da forma planejada.

 

Vimos que existem três pontos a ser pensados em um processo, os insumos, o processo e o resultado. Mais você sabe exatamente o que cada ponto desses significa? Então vamos ver um pouco de cada um.

 

1- Insumos – todo processo precisa ter um começo, e os insumos são justamente o começo do processo, mais precisamente eles são a infraestrutura, os equipamentos, as pessoas e claro a matéria-prima.

 

Por exemplo, quando pensamos em uma empresa de tecnologia, os seus insumos são justamente as informações que chegam. Mas, vamos com calma, e se de repente você recebe os chamados insumos ruins, os bugs.

 

Ao receber insumos ruins, a empresa passar a trabalhar de forma lenta, já que será necessário buscar alternativas para essas informações ruins, ou seja, os resultados não vão ser precisos.

 

Para que tudo saia perfeitamente da forma em que o processo foi pensado, é preciso melhorar justamente a qualidade das informações recebidas.

 

2- Processo – quando falamos no processo, estamos falando da forma de como criar processos simples e eficientes, ou seja, como executá-lo.

 

É preciso estar sempre atento a todos os detalhes possíveis, já que os mesmos é quem vão fazer com que tudo caminhe como desejado. Mas, tenha cuidado, os detalhes observado precisam realmente servir para o andamento do processo.

 

O decorrer do processo é muito importante, portanto precisa ter pessoas que façam com que tudo flua de forma correta, entender como tudo funciona também é primordial.

 

Neste ponto são levados em conta 3 regras básicas que precisam ser incluídas no processo, a experiência da pessoa que vai fazer a atividade, o impacto ao chegar ao resultado final e um dos principais é o risco que envolve o processo.

 

São as 3 principais regras que precisam ser cuidadosamente pensadas para que o processo tenha êxito no seu transcorrer.Uma boa forma de pensar no processo de execução é buscar informações sobre possíveis erros, busque exemplos que não deram certo para tentar não cometer os mesmos erros.

 

Fazer um detalhamento sobre o impacto causado de cada passo do processo no resultado final também é bem vindo.

 

3- Resultado – este é o passo final de todo o processo desde o seu início, execução e finalização. De nada vai adiantar todo os passos de uma processo, se ao final, no resultado a empresa não obtiver êxito.

 

Um dos grandes erros cometidos pelas pessoas é justamente focar diretamente na execução da atividade sem pensar no objetivo ao qual foi pensado para a execução da atividade.

 

É preciso ao fazer descrição de um processo, detalhar o processo como um todo, ou seja, o resultado precisa ser explicado também, já que se o resultado não for bem explicado, como a pessoa vai saber o porquê que está executando tal atividade.

 

Geralmente o resultado tem que frisar pontos importantes como tempo, qualidade e custo.

Resumindo…

Enfim esta é a forma de como criar processos simples e eficientes, a abordagem SINPOC faz com que todo processo se torne mais simples e fácil de ser começado, pensado, executado e atingir o resultado esperado.

 

A forma de como criar processos simples e eficientes precisa antes de mais nada que toda as pessoas envolvidas no processo estejam bem familiarizadas em como cada passo vai funcionar, sendo assim, somente após isso é que se pode fazer as melhorias.

admin: